• Encontre-nos

    Endereço:

    Lago Discount – Lg Xisto, Lt 26A

    4760-673 Ribeirão, V. N. de Famalicão

    Portugal

     

    Horário:
    Segunda – Sexta: 9h00–12h30 e 14h00-18h00

0
  • Início
  • Carrinho de compras
  • Minha conta
  • Contacto
  • Sobre

Desenvolvimento orientado por objectos – Domain-Driven Design, Testes Unitários e Refactoring

17,21€

Autores: João Hugo Miranda, José António Almeida
Nº Páginas: 232
ISBN: 978-989-615-013-3
Preço: 17,21 Euros
1ª Edição: Out/2005
Colecção: Tecnologias

Categoria: TIC - Tecn. Informação e Comunicação Etiquetas: Programação, Software
  • Descrição
  • Avaliações (0)

Descrição

INTRODUÇÃO

Neste livro são abordados temas actuais que têm ganho uma crescente relevância na comunidade de desenvolvimento de software, entre os quais o ‘Emergent Design’, ‘Desenvolvimento Test-Driven’ e ‘Refactoring’. Embora o livro se encontre direccionado principalmente a programadores mais experientes que produzam software com desenvoltura ao longo de todo o processo de desenvolvimento, o leitor mais inexperiente poderá igualmente beneficiar das questões aqui abordadas quando complementadas com as referências mencionadas.

Para o programador mais experiente, os temas aqui abordados permitem aprofundar o conhecimento de conceitos com os quais o leitor lida diariamente, como os conceitos inerentes à programação orientada por objectos. Estes conceitos são aqui desenvolvidos no contexto do ‘Domain-Driven Design’. Adicionalmente são apresentadas técnicas como o ‘Refactoring’ e o ‘Desenvolvimento Test-Driven’, com o objectivo de apoiar o programador na realização deste desenho. Todos estes conceitos são ilustrados ao longo do livro com exemplos práticos integrados na implementação de uma aplicação de exemplo, permitindo ao leitor percepcionar como as diferentes técnicas podem ser usadas ao longo do ciclo de vida do desenvolvimento de software.

Como um todo, o livro mune o leitor de um conjunto de abordagens pragmáticas que lhe permitem endereçar de forma eficaz problemas de desenvolvimento de software com qualquer grau de complexidade.

 

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

1.1 Objectivos e temática
1.1.1 Objectivos
1.1.2 Algumas considerações
1.2 Audiência
1.3 Motivação
1.3.1 O Desenho Planeado
1.3.2 O Desenho Emergente
1.3.3 Um Programador Completo
1.4 Organização

PARTE I

2 O OBJECTO
2.1 A História e a Filosofia dos Objectos
2.1.1 Simula
2.1.2 Smalltalk
2.1.3 C++
2.1.4 Java
2.1.5 .Net
2.2 O que são Objectos?
2.2.1 Pensar em Objectos
2.3 Conceitos fundamentais
2.3.1 Objecto
2.3.2 Responsabilidade
2.3.3 Mensagem
2.3.4 Interface
2.3.5 Encapsulamento
2.3.6 Polimorfismo
2.4 Pontos-chave

3 DOMAIN-DRIVEN DESIGN
3.1 Compreender o domínio do problema
3.1.1 Comunicação eficiente
3.1.2 A importância da Comunicação
3.2 Linguagem Ubíqua
3.2.1 Uma linguagem omnipresente
3.2.2 Uma língua comum em todo o Projecto
3.2.3 Linguagem Ubíqua e Documentação
3.3 Elementos do domínio da solução
3.3.1 Entidades (Entity)
3.3.2 Objectos-Valor (Value Objects)
3.3.3 Serviços (Services)
3.3.4 Associações
3.3.5 Módulos
3.4 Pontos-chave

PARTE II

4 DESENVOLVIMENTO TEST-DRIVEN 
4.1 Testes Unitários
4.1.1 Granularidade dos testes
4.1.2 Quando implementar os testes?
4.1.3 Reforço positivo
4.2 O que é Desenvolvimento Test-Driven?
4.2.1 Um teste simples
4.2.2 Mais um teste
4.2.3 Alterações ao processo de desenvolvimento
4.3 Pontos-chave

5 DESENVOLVIMENTO TEST-DRIVEN AVANÇADO
5.1 Mock Objects
5.1.1 Pesquisa de livros através de um web service
5.2 Injecção de dependências
5.2.1 Injecção de dependências através do construtor
5.2.2 Injecção de dependências através de uma propriedade
5.2.3 Injecção de dependências através de injecção de interfaces
5.3 Mock Objects estáticos
5.3.1 Persistência de livros
5.4 Quando utilizar Mock Objects?
5.5 Pontos-chave

6 DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES DE UTILIZAÇÃO
6.1 Interfaces de Utilização
6.2 Model View Controller
6.3 Implementação de clientes Web
6.3.1 Page Controller
6.4 Implementação de clientes ricos
6.4.1 Model View Presenter
6.5 Pontos-chave

7 INTRODUÇÃO AO REFACTORING
7.1 O que é o Refactoring?
7.1.1 Refactorings mais comuns
7.1.2 As origens
7.1.3 Pré-requisitos
7.1.4 Refactoring Automático
7.2 Refactoring no Processo de Desenvolvimento
7.2.1 Refactoring e Desenho
7.2.2 Refactoring e Performance
7.2.3 Refactoring e Aplicações Legadas
7.2.4 Refactoring e Paradigmas não Orientados-a-Objectos
7.3 Pontos-chave

8 REFACTORING APLICADO
8.1 A aplicação Catálogo de Livros
8.2 Corrigindo Código Doente
8.2.1 Métodos demasiado grandes
8.2.2 Comentários
8.2.3 Eliminando Métodos Longos e Comentários
8.2.4 Código duplicado
8.2.5 Classes demasiado grandes
8.2.6 Eliminando Código Duplicado e Classes grandes
8.2.7 Alterações divergentes
8.2.8 Eliminando alterações divergentes
8.2.9 Longas listas de parâmetros
8.2.10 Blocos de dados
8.2.11 Eliminando longas listas de parâmetros e blocos de dados
8.2.12 “Inveja”
8.2.13 Eliminando as “Invejas”
8.2.14 Classe de Dados
8.2.15 Eliminando Classes de Dados
8.2.16 Obsessão por Primitivas
8.2.17 Eliminando a obsessão por Primitivas
8.2.18 Alterações Transversais
8.2.19 Eliminando alterações transversais
8.2.20 Switches
8.2.21 Eliminando Switches
8.2.22 Generalização especulativa
8.3 Pontos-chave

9 CONCLUSÕES E PASSOS FUTUROS
9.1 O que aprendemos
9.1.1 Os Objectos
9.1.2 Domain-Driven Design
9.1.3 Desenvolvimento Test-Driven
9.1.4 Refactoring
9.2 Próximos passos
9.2.1 Beber das fontes originais
9.2.2 Padrões de Desenho e Refactoring
9.3 Palavras finais

REFERÊNCIAS

ÍNDICE REMISSIVO

Avaliações

Não existem opiniões ainda.

Apenas clientes com sessão iniciada que compraram este produto podem deixar opinião.

Produtos Relacionados

  • Promoção!

    Microsoft Outlook 2010 [EXEMPLAR MANUSEADO]

    10,95€ 5,00€
    Adicionar
  • Promoção!

    Microsoft Word 2010 [EXEMPLAR MANUSEADO]

    10,95€ 5,00€
    Adicionar
  • Promoção!

    Microsoft Excel 2007 (2013) [EXEMPLAR MANUSEADO]

    14,00€ 5,00€
    Ler mais



©2018 CATI – Centro Atlântico das Tecn. Inf., Lda. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal